A QUIROPRAXIA NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA > 23/07/2014

Você ai!!! Que se pergunta o que é QUIROPRAXIA? Para que serve? O que trata?

A Quiropraxia é uma terapia que se dedica ao tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-músculo-esquelético através de técnicas de terapia manual, manipulações, exercícios e orientação postural.                                                                  

Os quiropraxistas procuram diminuir a dor e tensão, restaurando o movimento adequado do corpo.

A QUIROPRAXIA NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA!

A quiropraxia desportiva diverge um pouco da prática, sendo uma opção prevenção ou de tratamento.                                                                                                                    

Uma variedade de condições neuro-músculo-esqueléticas acometem os atletas, sendo que estas disfunções não incluem somente a coluna vertebral e articulações em extremidades mas também em tecidos moles. Reduzir as disfunções biomecânicas através de ajustes articulares bem como liberação de tecidos moles é o foco central do quiropraxista esportivo, permitindo a saudável funcão do sistema neuro-músculo-esquelético e prevenindo assim outras lesões.                               

As lesões desportivas são produzidas por esportes ou exercícios e são consequência de má postura, anomalias estruturais que geram compensações, fragilidade dos músculos, tendões e ligamentos e desgaste crônico resultantes de movimentos repetitivos. As lesões podem ser consideradas como o principal fator de afastamento de atletas de sua modalidade esportiva afetando seu desempenho técnico e físico, além de trazer prejuízos psicológicos e afetar a equipe.     

O foco da Quiropraxia esportiva é potencializar a tolerância do corpo e fazer com que o próprio corpo através do equilíbrio possa lidar com o estresse do dia a dia. É através de "Ajustes" que o Quiropraxista tem como objetivo melhorar a amplitude de movimento, equilíbrio e propriocepção do corpo, conseqüentemente otimizar a performance do atleta. Para que isso aconteça é muito importante que o desportista ou atleta profissional tenha um acompanhamento multidisciplinar integrado.                                                                                                                    

A Quiropraxia tem ganhado espaço entre a equipe médica dos grandes clubes esportivos no mundo: 1980: A primeira equipe olímpica de medicina esportiva dos EUA a incluir um Quiropraxista nas Olimpíadas de Inverno; 1986: Criação da Federation International Chiropractic Sports (FICS); Competições profissionais de futebol, golfe, surfe, voleibol, jiu-jitsu, fisiculturismo, ultramaratonas, triathlons, corridas, rodeios tem inserido o Quiropraxista no acompanhamento dos atletas.                      

A Qualidade dos movimentos, e a sensação de conforto na prática esportiva são sentidas logo na primeira consulta, e  o Aumento de Rendimento é mensurável em pouquíssimo tempo, gerando grande satisfação ao atleta.

Se você é atleta pratica esportes regularmente marque sua consulta e mantenha o hábito de ajustar-se. Mas se você não é atleta profissional, mas bate uma bolinha aos finais de semana, a importância de se ter um cuidado com a saúde de suas articulações é ainda maior.

Consulte um Quiropraxista e adote a prevenção como estilo de vida!

 

 Quiropraxista Amanda Michelin Spadari ABQ: 0457

Graduada na Universidade Feevale/ Pós graduada em Cinesiologia Laboral Faculdade America Latina.

RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL