MEIAS DE COMPRESSÃO > 30/03/2015

meiasMEIAS DE COMPRESSÃO

As meias ou polainas de compressão vêm sendo muito utilizadas por corredores, ciclistas, triatletas e desportistas de forma geral. O que a maioria das pessoas ainda não sabe são seus benefícios, se ela realmente tem funcionalidade e também quando deve-se usar este equipamento.

Sua função principal é aumentar a vascularização sanguínea, fato este que ameniza os edemas e faz com que o retorno venoso de sangue ao coração seja mais efetivo, melhorando a circulação global. Durante a corrida, este acontecimento faz com que ocorra uma melhor eficiência mecânica facilitando a progressão das passadas e gerando um menor custo energético para os grupos musculares envolvidos (FIGUEIREDO, 2009; KEMMLER et al., 2009).

Estudos realizados com atletas que fizeram treinos com alta intensidade que compararam a utilização e a não utilização das meias de compressão revelaram que com o uso do equipamento ocorre um menor grau de lesão muscular, identificado pela menor presença de enzimas (CK, LDH, Mb) na corrente sanguínea. Outro fato relatado nos estudos pesquisados foi a recuperação antecipada pós-treino, onde foi encontrado que com o uso das meias de compressão houve uma diminuição do ácido lático, o que gera uma melhora efetiva da dor e da fadiga muscular 24h após o exercício (FIGUEIREDO et al., 2011;  ALI et al., 2011; ESTIVALET et al., 2008).

Todos os estudos pesquisados mostram que com o uso das meias de compressão ocorre a aceleração da recuperação muscular após os treinos, principalmente quando utilizadas em treinos mais intensos. É importante salientar que o equipamento não afeta o desempenho em relação à melhora no tempo da corrida, seu efeito atua na manutenção da força e na recuperação pós-treino. Sua utilização é mais indicada em treinos mais desgastantes, com quilometragem acima de 15 km.

 

Referências:

 

- ALI, A; CREASY, RH; EDGE, JA. The effect of graduated compression stockings on running performance.J Strength Cond Res 25(5): 1385 -1392. 2011.

 

- ESTIVALET, Margaret; BRISSON, Pierre; PERREY, Stéphane. Compression Garments: Evidence for their Physiological Effects. The Engineering of Sport; V. 02. 2008.

 

- FIGUEIREDO, Marcondes. A terapia da compressão e sua evidência científica. J. vasc. bras.,  Porto Alegre,  v. 08,  n. 2. 2009.

 

- FIGUEIREDO, Marcondes; FIGUEIREDO, Matheus Fidélis; PENHA-SILVA, Nilson. Efeito do uso de meia elástica sobre os níveis dos biomarcadores de lesão muscular em atletas de voleibol após atividade física. J. vasc. bras.,  Porto Alegre,  v. 10,  n. 4, Dec.  2011.

 

- KEMMLER, Wolfgang; VON STENGEL, Simon; KOCKRITZ Christina; MAYHEW Jerry; WASSERMANN Alfred; ZAPF, Jurgen. Effect of compression stockings on running performance in men runnersJ Strength Cond Res. Jan; 23(1):101-5. 2009.

 

RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL